Equoterapia…

Reunião para tentar viabilizar o projeto entre a 5ªRPM/EPM, Secretaria de Saúde e o Observatório Social do Brasil Joinville…


COMO É BOM PODER AJUDAR…

O Observatório Social do Brasil em Joinville monitora os editais de licitação de todas as secretarias de nossa amada Joinville. O volume é grande e não podemos verificar todas, por isso tentamos escolher com critério aquelas que são mais críticas ou que demandam de um volume financeiro substancial.

Em Outubro de 2018, foi lançado pela Secretaria de Saúde, um edital sobre a contratação de empresa para os serviços de equoterapia. Analisamos o edital e fizemos um estudo do que se tratava essa terapia e como ela iria ajudar a nossa população de Joinville. Nessas pesquisas, identificamos que é uma terapia com cavalos, que tem como objetivo principal, estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, complementando o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, tais como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração.

Entendendo da necessidade e da importância desse tema, nossos voluntários, se uniram para viabilizar o referido tratamento, com o menor custo possível para os cofres públicos, levando em conta que esse tipo de terapia para pessoas com necessidades especiais, deve ser realizado em um ambiente adequado e especializado, pois o cavalo deve ser manso, dócil e bem treinado, para que o desenvolvimento da pessoa seja estimulado e o tratamento não seja comprometido.

Ainda nas reuniões dos voluntários que acontecem mensalmente, conversamos e chegamos ao entendimento de que esse tratamento deveria ser oferecido a toda a população. Identificamos que entidades, como a Associação Universo Down (antiga ADESD – Associação de Síndrome de Down de Joinville), a ADEJ – Associação dos Deficientes Físicos de Joinville, a ARPEMJ – Associação de Apoio aos Pacientes de Esclerose Múltipla de Joinville e Região, a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a AMA – Associação dos Amigos do Autista de Joinville, a CEPE – Centro Esportivo para Pessoas Especiais, a ARCD – Associação de Reabilitação da Criança Deficiente e o próprio Hospital Municipal São José (que tornou-se uma referência nacional no atendimento e tratamento de pessoas que sofrem acidente vascular cerebral), poderiam beneficiar-se de mais esse serviço oferecido, dando ao município de Joinville o reconhecimento nacional por proporcionar atendimento especializado a uma parcela especial da sociedade catarinense.


Naquela mesma reunião, tivemos a ideia de agendarmos uma conversa com o 5ªRPM/EPM – Esquadrão de Polícia Montada (Cavalaria), Capitão Eduardo Silveira de Oliveira Pires, para viabilizar a possibilidade de uso da estrutura física, animais e técnicos da Polícia Militar para realizar a referida terapia. Quando fomos recebidos pelo Capitão Pires, tivemos a grata surpresa de saber que a Cavalaria já possui dois técnicos que cuidam e treinam animais para esse tipo de atendimento, faltando apenas a disponibilidade de fisioterapeutas do Município e/ou contratados. Durante a conversa, o Capitão Eduardo  mostrou-se muito interessado em avançar nas tratativas com a Prefeitura/Secretaria de Saúde para viabilizar um convênio, tendo em vista já ter definido a construção de uma área coberta para tal finalidade, dependendo apenas de tramites burocráticos para finalizar uma estrutura onde poderão acontecer  as sessões de equoterapia.

No mesmo mês de Outubro/2018, enviamos ofício 048/2018 à Secretaria da Saúde, solicitando a revisão da licitação, cujo objeto é a Contratação de Serviços de Equoterapia, no qual sugerimos que, ao invés de locar um local próprio para a realização do tratamento, profissionais qualificados e tantos outros custos que envolvem uma licitação dessa natureza, que entrasse em contato com o Esquadrão de Polícia Montada, para juntos, viabilizarem uma parceria.

E olha aí o que aconteceu essa semana…


Reunião entre a 5ªRPM/EPM (Cavalaria), Secretária de Saúde e o Observatório Social do Brasil Joinville, aonde foi estabelecido um plano de ação para viabilizar, no menor prazo possível, a implantação desse projeto!!!

Vamos que vamos…


Compartilhar

Leave comment