Equoterapia…

Reunião para tentar viabilizar o projeto entre a 5ªRPM/EPM, Secretaria de Saúde e o Observatório Social do Brasil Joinville…


COMO É BOM PODER AJUDAR…

O Observatório Social do Brasil em Joinville monitora os editais de licitação de todas as secretarias de nossa amada Joinville. O volume é grande e não podemos verificar todas, por isso tentamos escolher com critério aquelas que são mais críticas ou que demandam de um volume financeiro substancial.

Em Outubro de 2018, foi lançado pela Secretaria de Saúde, um edital sobre a contratação de empresa para os serviços de equoterapia. Analisamos o edital e fizemos um estudo do que se tratava essa terapia e como ela iria ajudar a nossa população de Joinville. Nessas pesquisas, identificamos que é uma terapia com cavalos, que tem como objetivo principal, estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, complementando o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, tais como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração.

Entendendo da necessidade e da importância desse tema, nossos voluntários, se uniram para viabilizar o referido tratamento, com o menor custo possível para os cofres públicos, levando em conta que esse tipo de terapia para pessoas com necessidades especiais, deve ser realizado em um ambiente adequado e especializado, pois o cavalo deve ser manso, dócil e bem treinado, para que o desenvolvimento da pessoa seja estimulado e o tratamento não seja comprometido.

Ainda nas reuniões dos voluntários que acontecem mensalmente, conversamos e chegamos ao entendimento de que esse tratamento deveria ser oferecido a toda a população. Identificamos que entidades, como a Associação Universo Down (antiga ADESD – Associação de Síndrome de Down de Joinville), a ADEJ – Associação dos Deficientes Físicos de Joinville, a ARPEMJ – Associação de Apoio aos Pacientes de Esclerose Múltipla de Joinville e Região, a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a AMA – Associação dos Amigos do Autista de Joinville, a CEPE – Centro Esportivo para Pessoas Especiais, a ARCD – Associação de Reabilitação da Criança Deficiente e o próprio Hospital Municipal São José (que tornou-se uma referência nacional no atendimento e tratamento de pessoas que sofrem acidente vascular cerebral), poderiam beneficiar-se de mais esse serviço oferecido, dando ao município de Joinville o reconhecimento nacional por proporcionar atendimento especializado a uma parcela especial da sociedade catarinense.


Naquela mesma reunião, tivemos a ideia de agendarmos uma conversa com o 5ªRPM/EPM – Esquadrão de Polícia Montada (Cavalaria), Capitão Eduardo Silveira de Oliveira Pires, para viabilizar a possibilidade de uso da estrutura física, animais e técnicos da Polícia Militar para realizar a referida terapia. Quando fomos recebidos pelo Capitão Pires, tivemos a grata surpresa de saber que a Cavalaria já possui dois técnicos que cuidam e treinam animais para esse tipo de atendimento, faltando apenas a disponibilidade de fisioterapeutas do Município e/ou contratados. Durante a conversa, o Capitão Eduardo  mostrou-se muito interessado em avançar nas tratativas com a Prefeitura/Secretaria de Saúde para viabilizar um convênio, tendo em vista já ter definido a construção de uma área coberta para tal finalidade, dependendo apenas de tramites burocráticos para finalizar uma estrutura onde poderão acontecer  as sessões de equoterapia.

No mesmo mês de Outubro/2018, enviamos ofício 048/2018 à Secretaria da Saúde, solicitando a revisão da licitação, cujo objeto é a Contratação de Serviços de Equoterapia, no qual sugerimos que, ao invés de locar um local próprio para a realização do tratamento, profissionais qualificados e tantos outros custos que envolvem uma licitação dessa natureza, que entrasse em contato com o Esquadrão de Polícia Montada, para juntos, viabilizarem uma parceria.

E olha aí o que aconteceu essa semana…


Reunião entre a 5ªRPM/EPM (Cavalaria), Secretária de Saúde e o Observatório Social do Brasil Joinville, aonde foi estabelecido um plano de ação para viabilizar, no menor prazo possível, a implantação desse projeto!!!

Vamos que vamos…


Compartilhar

… e chega ao fim o primeiro ano de atuação do OSB-Joinville… um ano de passos lentos e de muito aprendizado!
O sentimento que prevalece ao findar deste ano é GRATIDÃO!
Sim, gratidão aos apoiadores, mantenedores, voluntários e a todos os que estão, de alguma forma, envolvidos no controle social e combate à corrupção.
Temos a certeza de que estamos no caminho certo e que unidos conquistaremos excelentes resultados!

O OSB-Joinville estará em recesso no período de 21/12/18 a 09/01/19.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo

Compartilhar

Deixei meu sapatinho na janela do quintal…

Bom….o que falar deste ano de 2018…a vida nos ensina muitas coisas, basta estarmos receptivos e captarmos suas mensagens e colocá-las em prática. As vezes são ensinamentos tão simples, como cordialidade….um bom dia ao entrar no elevador…um sorriso a moça do cafezinho na panificadora…ou um beijo carinhoso em sua esposa e filhos.

Em outras vezes, ela nos sacode, nos revira de ponta a cabeça, nos traz dor, sofrimento e angustia. Mas tudo é aprendizado… Como diz Friedrich Nietzsche “Aquilo que não me mata, só me fortalece.”

Nós do Observatório Social do Brasil – Joinville, tivemos um ano de muito aprendizado, muita dedicação ao fortalecer um trabalho que está apenas começando. Aprendemos muito neste período, crescemos com novos voluntários e muitas coisas novas foram implementas, aliás, as palavras deste ano de 2018 no OSB-JOINVILLE foram amizade, companheirismo, aprendizado e família… Mas quer saber o melhor de tudo isto ?

Estamos mais ansiosos para continuar este trabalho em 2019….Que venha 2019…que nos traga novos e velhos desafios. Nossa família de Voluntários está pronta para enfrentar tudo isso juntos

Boas Festas e um grande abraço a todos…

Alexsandro Schu
Presidente

Compartilhar

Na noite de ontem (06/12) o grupo de voluntários do OSB-Joinville participou de uma palestra com o tema “Aspectos práticos da Lei de Licitações – Lei nº 8666/93”, com o Dr. Márcio de Oliveira.
Agradecimento especial ao Dr. Márcio de Oliveira que, com sua experiencia no assunto, abordou de forma prática e consistente os principais aspectos da referida Lei.

Compartilhar

De acordo com EDITAL DE CONVOCAÇÃO em 30/10/2018, será hoje (29/11) a Assembleia que irá eleger a nova diretoria do OSB-Joinville.

A diretoria atual, com o intuito de consolidar os trabalhos do OSB-Joinville, colocou-se à disposição e apresentou Chapa candidata a re-eleição. Nessa nova etapa o principal objetivo é estabelecer um Planejamento Estratégico para a consolidação do projeto. Lembrando que as atividades como monitoramento e análise de licitações, acompanhamento de entregas de bens adquiridos e obras, estão sendo executadas pelos voluntários,com qualidade, subjetividade e maturidade, sendo ainda um aprendizado para todos. Dentre os planos para o próximo exercício, estão: aproximação com os trabalhos do Legislativo e atuação voltada à educação fiscal.

Compartilhar

Recentemente recebemos a notícia de que a população de Joinville deve iniciar o ano com um aumento na taxa de esgoto que deve passar de 80% para 100%.

A ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, está convocando uma audiência pública para dia 14/11/2018 (véspera de feriadão), às 18:30h (horário de “rush” e no mesmo horário da Sessão dos Vereadores na CVJ), no auditório da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina – AMUNESC, rua Max Colin, 1843 – América, para a Revisão Ordinária das Tarifas dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Companhia Águas de Joinville.

O Observatório Social do Brasil – Joinville, enviou ofício a ARIS, solicitando a transferência dessa data para outra. Entretanto, em resposta, foi informado pela ARIS que a data não será alterada, conforme resposta abaixo:

“Agradecemos muito a preocupação deste importante Observatório na participação da Audiência Pública marcada pela ARIS para 14/11/2018 às 18:30 horas.
Agendamos esta data visto que no dia 13/11 temos previsto um evento com a participação de vários Prefeitos, Presidentes e Técnicos dos SAMAEs de Santa Catarina e Membros do Projeto ProEESA e representante do Ministério das Cidades.
Gostaríamos contar com a participação do Observatório nesta Audiência.
Lembramos que a Audiência é apenas a primeira apresentação de caráter informativo, até porque todo o acompanhamento vem a posterior, para que os objetivos sejam cumpridos.
Ressaltamos que conforme publicado na Folha de São Paulo de 7/11/2018 os investimentos em saneamento refletem na melhoria da qualidade de vida da população entre outros benefícios, amplamente divulgados e fomentados pelos governos federal, estadual e municipal, e sociedade em geral.
Certamente no dia 14 poderemos detalhar e explicar as receitas, custos, despesas e investimentos considerados no cálculo do equilíbrio tarifário em pauta.”

Para que possamos amplamente debater nesta audiência pública, gostaríamos de convidá-lo a também participar desse evento, para que juntos possamos entender e julgar a necessidade ou não desse aumento.

Como o procurador Deltan Dallagnol mencionou em sua palestra no evento do dia 12/09/2018 aqui em Joinville:

“A operação Lava-Jato sozinha não irá mudar o Brasil e sim a sociedade organizada contribuindo para que isto aconteça.”

Compartilhar

O Observatório Social do Brasil Joinville, compartilha abaixo, convite da ARIS (AGÊNCIA REGULADORA INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO), que está convidando a População para uma AUDIENCIA PÚBLICA, no dia 14/11/2018 as 18:30h, conforme convite abaixo. O Observatório Social do Brasil Joinville está encaminhando oficio a PMJ questionando os motivos técnicos para esta proposta de aumento do custo, bem como Oficio a ARIS para a alteração da data desta audiência pública tendo em vista tratar-se de uma véspera de feriado prolongado. No entanto estamos divulgando o convite para que a População se faça presente para entender e questionar os motivos de um aumento de 20% em sua conta de água, através da taxa de esgoto.

Qualquer novidade será divulgado em nossa rede social.

“A AGÊNCIA REGULADORA INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO – ARIS, convida V. Sª para participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA, que será realizada no dia 14/11/2018, às 18h30min, no auditório da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) localizado na rua. Max Colin, 1843 – América, Joinville – SC, sobre a Revisão Ordinária das Tarifas dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Companhia Águas de Joinville.”

 

 

 

Compartilhar
Observatório Social do Brasil - Joinville

OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL – JOINVILLE
CNPJ sob nº 29.028.126/0001/56

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

O Presidente do OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL – JOINVILLE, Sr. Alexsandro Schu, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 19 do Estatuto Social, convoca os associados aptos a votar e toda comunidade em geral, nos termos do artigo 42 também do Estatuto Social, para se reunirem em assembleia geral ordinária a ser realizada no dia 29/11/2018, na sede da ACOMAC–Associação de Comerciantes de Materiais de Construção de Joinville, sita à R. Lauro Zimerman Júnior, 60 – Costa e Silva, às 19h30min (dezenove horas e trinta minutos) em primeira convocação, com a presença de metade mais um dos associados; ou, em segunda convocação, às 20h (vinte horas), com qualquer quórum para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:

1 – Eleição dos componentes da DIRETORIA e do CONSELHO FISCAL para a gestão 2019/2020.

Ainda, atendendo ao disposto no artigo 42 do Estatuto Social, o Presidente nomeia e constitui a COMISSÃO ELEITORAL, que fica constituída pelos seguintes associados abaixo indicados:

1 – Fabiano Luis D’Agostin;
2 – Nestor Carmelo Ranieri;
3 – Álvaro Cesar Nietupski

A Comissão acima nomeada terá as seguintes atribuições:

a) verificar a regularidade do procedimento eletivo, em especial se as chapas inscritas estão aptas de acordo com as regras estatutárias;

b) receber, analisar e decidir os pedidos de esclarecimentos e de impugnação de chapas ou quaisquer outras irregularidades apontadas;

c) controlar o tempo de exposição que cada chapa tem para expor a sua plataforma no decorrer da assembleia;

d) garantir a ordem geral e o decoro do procedimento;

e) velar pela segurança da eleição, em especial garantir o voto secreto;

f) efetuar a apuração dos votos, lavrando a respectiva ata com o resultado, proclamando a chapa vencedora.

Maiores informações sobre solicitações de registro de chapas, podem ser obtidas diretamente através do Estatuto Social

 

Joinville, 30 de Outubro de 2018.

 

Alexsandro Schu

Presidente

Compartilhar