Aumento na taxa de esgoto em Joinville

Recentemente recebemos a notícia de que a população de Joinville deve iniciar o ano com um aumento na taxa de esgoto que deve passar de 80% para 100%.

A ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento, está convocando uma audiência pública para dia 14/11/2018 (véspera de feriadão), às 18:30h (horário de “rush” e no mesmo horário da Sessão dos Vereadores na CVJ), no auditório da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina – AMUNESC, rua Max Colin, 1843 – América, para a Revisão Ordinária das Tarifas dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Companhia Águas de Joinville.

O Observatório Social do Brasil – Joinville, enviou ofício a ARIS, solicitando a transferência dessa data para outra. Entretanto, em resposta, foi informado pela ARIS que a data não será alterada, conforme resposta abaixo:

“Agradecemos muito a preocupação deste importante Observatório na participação da Audiência Pública marcada pela ARIS para 14/11/2018 às 18:30 horas.
Agendamos esta data visto que no dia 13/11 temos previsto um evento com a participação de vários Prefeitos, Presidentes e Técnicos dos SAMAEs de Santa Catarina e Membros do Projeto ProEESA e representante do Ministério das Cidades.
Gostaríamos contar com a participação do Observatório nesta Audiência.
Lembramos que a Audiência é apenas a primeira apresentação de caráter informativo, até porque todo o acompanhamento vem a posterior, para que os objetivos sejam cumpridos.
Ressaltamos que conforme publicado na Folha de São Paulo de 7/11/2018 os investimentos em saneamento refletem na melhoria da qualidade de vida da população entre outros benefícios, amplamente divulgados e fomentados pelos governos federal, estadual e municipal, e sociedade em geral.
Certamente no dia 14 poderemos detalhar e explicar as receitas, custos, despesas e investimentos considerados no cálculo do equilíbrio tarifário em pauta.”

Para que possamos amplamente debater nesta audiência pública, gostaríamos de convidá-lo a também participar desse evento, para que juntos possamos entender e julgar a necessidade ou não desse aumento.

Como o procurador Deltan Dallagnol mencionou em sua palestra no evento do dia 12/09/2018 aqui em Joinville:

“A operação Lava-Jato sozinha não irá mudar o Brasil e sim a sociedade organizada contribuindo para que isto aconteça.”

Compartilhar

Leave comment